Pular para o conteúdo principal

currículo paulistano

No ano passado cheguei em São Paulo dois dias depois do aniversário da cidade. Peguei apenas os resquícios da festa dos 450 anos. Foi este, então, o primeiro aniversário de São Paulo que acompanhei de perto, e bem de perto por sinal, pois moro a duas ruas da Avenida Paulista, onde acontece uma grande festa.
Saí de casa e vi apenas uma pequena alteração no movimento da região. Algumas barracas de cachorro-quente instaladas nas esquinas, pessoas chegando para o evento e a rota de ônibus desviada: todos passando em frente à minha casa. O céu cinza, nublado.
Entrei no Center 3: movimento normal. “Ué? Cadê a muvuca, a multidão, a confusão, que nem eu vejo na TV? Já sei: quando chegar na Paulista, vou levar um susto, não vai dar nem para andar!” Fui pela Augusta e quando vi a Paulista: deserta!
Percebi que o show era mais distante, lá pela altura do Trianon-Masp. (Que coincidência: no momento em que escrevo toca Adoniram – “Arnesto nos convidou”, Iracema e As mariposa)
E não dava para chegar pela Paulista, pois estava interditada. De longe vi um grande bolo inflável e o palco montado. Me informaram: “tem que ir pela rua de baixo”. Uns pingos já caiam, mas decidi ir andando em direção ao evento, afinal era o meu primeiro aniversário de São Paulo e eu estava em plena Paulista!
Na Alameda Santos, senti melhor o clima da festa. Calçadas forradas de vendedores e um movimento de pessoas que crescia conforme se aproximava a entrada do show. Percorri diversos quarteirões até encontrar a entrada. Um grupo de bêbados batucava e cantava, repassando uma bebida colorida. Um aglomerado de gente tentava passar por uma pequena abertura, como um monte de areia tentando passar por um funil. Infiltrei-me e ao passar para o lado de dentro fui revistada por policiais. A população lá dentro era predominantemente masculina, porém havia também mulheres, velhos e crianças. Em toda a parte, meninas com calças de skatista, mostrando parte da calcinha, ou cueca, como preferirem, com cintos amarrados, tatuagens, piercings e dreads nos cabelos. Colares de sementes enfeitavam pescoços dos mais variados donos.
“Agora, Cidade Negra”, logo ouvi o aviso. “Por que não! Vou ficar para este show”. Dancei e cantei as músicas da adolescência. A chuva ameaçou engrossar, mas vacilou. Não pude mais desprezar o moço que acabara de passar por mim vendendo capas de chuva. Fui atrás dele e garanti a minha. Em boa hora. A chuva despencou depois com toda a vontade e o vocalista incentivava o pessoal a achar legal ficar todo ensopado. E não foi difícil, afinal estamos acostumados a ver na TV aqueles shows onde a platéia toma chuva e continua lá, firme e forte. E depois um repórter dirá: “e nem a chuva espantou a multidão, que comemorava...”
Éramos todos personagens, vibrando cada vez que a chuva aumentava. Estávamos fazendo o nosso papel. Inclusive eu. E posso dizer que foi divertido encarar o personagem que toma chuva no show. Dividindo a mesma experiência com milhares de pessoas ao mesmo tempo. “Vamos gritar, pessoal: Viva São Paulo. EEEEEE”
Depois de levar alguns sustos com o recuo rápido de pessoas por causa das brigas, pensei: “será que a chuva ajuda a inibir ou a provocar brigas? Será que os nervosinhos ficam mais acuados ou ficam com os hormônios a flor da pele, já que estão irritados por estarem molhados? O que os meus cachorros fariam na chuva?” Lembro que uma vez começaram a brigar de arrancar sangue um do outro e jogamos água neles: não adiantou nada. Bem, minha pesquisa sobre a relação entre a chuva e a agressividade ficou sem conclusão. Na verdade, depois eu é que fiquei irritada com a chuva e com os sustos levados por causa das brigas, apesar de terem sido apenas duas. Resolvi ir embora. Não fiquei para o show do Fala Mansa.
Voltei para a casa com uma capa de chuva transparente e uma experiência a mais no meu currículo de paulistana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

alemão

O dia em que o encontrei considerei um dia de sorte. Estava cansada dos pedreiros enrolados e picaretas que costumavam prestar serviço no meu prédio. Mas, mesmo com poucas esperanças, fui perguntar ao porteiro se ele conhecia alguém que poderia pregar umas prateleiras e um varal, além de fazer outros servicinhos pendentes no meu apartamento. Foi quando ele apareceu. E logo o porteiro falou: "Acho que o Alemão pode". E voltando-se para ele: "Não pode, Alemão?" Alemão era diferente dos outros. Forte, largo, galego, parecia ter 1,70 de altura x 1,70 de largura. Careca, fazia-me lembrar do tio Fester da família Addams, porém, tinha uma generosidade em seu falar. Combinamos um dia para ele apaecer em casa. No dia marcado, Alemão atrasou. Os porteiros me informaram em qual apartamento ele fazia a reforma. Fui até lá. Com um moço, seu ajudante, ele trocava o piso de um apartamento vazio. Fazia o trabalho descalço, acentando aqueles grandes pisos de cerâmica no chão. S

caixas brancas

Quando minha tia voltou de uma viagem à Europa, em 90, trouxe, entre muitas coisas, uma boneca para a minha prima. Não era uma boneca qualquer. Era daquelas que considerávamos chiques e as quais tínhamos, então, de tratar com todo o cuidado possível. Praticamente não era uma boneca de brincar, e sim, de enfeitar. Se não me engano, era feita de material que quebrava, talvez porcelana. Tinha o vestido de tecidos nobres para uma boneca, cheio de delicadezas e rendas. O rosto era bem feitinho, com traços finos, o que considerávamos exemplo de uma beleza europeia. Não me lembro ao certo da sua cor de cabelo, nem da cor de seu vestido; talvez fosse amarelo. Mas não esqueço da caixa em que a boneca veio: mais ou menos do tamanho de uma caixa de sapatos, de papel duro e branca. Branca, branca, sem nada escrito, sem um número, uma palavra, um logotipo. Na minha experiência de criança, achei aquilo o máximo da sofisticação, se é que tal conceito já existia na minha cabeça. Era lindo. Uma bonec

ao senso comum

Enquanto o ônibus estava parado no semáforo vermelho, o motorista aproveitou para sair do ônibus rapidamente. Voltou com um copo de café para o cobrador. Lembrei que uma amiga minha já havia contado: eles tinham o costume de descer naquele ponto para buscar água no posto de gasolina. O cobrador perguntou: "Está bom?". E o motorista respondeu, sorrindo: "Não sei, não experimentei antes para saber!". Bem humorado voltou ao volante e o cobrador começou a tomar o seu café, em um copo descartável. "Mas está bom", continuou o cobrador com o diálogo. "É, está melhor que antes", completou. O motorista voltou-se para trás, entendendo. "É, antes eram eles que faziam. Agora são umas mulheres que estão fazendo". "É, está bem melhor", disse o cobrador. Olhei pela janela e observei o posto de gasolina: duas ou três mulheres frentistas. Nenhum homem no local. "Será que foram todos substituídos por mulheres?", pensei. E o motorista