Pular para o conteúdo principal

pés no chão

Depois do sucesso arrebatador de pontos finalíssimos (02/09/2004), que contou com a expressiva participação de 1 comentário, escrevo mais uma de minhas memórias de infância.

Às vezes, quando anoto o número de um telefone ou um número qualquer perto de uma pessoa mais observadora, ela comenta: "Nossa, como você faz o três engraçado!" Ou se não: "Olha, você faz o oito diferente!". Sim, sei explicar o porquê. É porque tenho o costume de começar a fazer alguns dos números de baixo para cima. Daí esta sensação das pessoas de que algo está estranho. E imagino que esta minha prática vem de longos anos. Pois tenho ainda forte em minha memória uma cena da minha infância em que desci para o parquinho com minha mãe carregando papéis e lápis de cor. Lembro que sentei no chão, apoiei o papel em um banco de cimento e comecei a elaborar meus desenhos, como sempre fazia. Foi que surgiu uma chilena que morava em um dos apartamentos próximos e falou:
- Que curioso! Ela começa a desenhar pelos pés!
Com a fala da mulher, interrompi meu desenho, olhei para o alto até alcançar o seu rosto e depois olhei novamente para o papel. Na folha, realmente, havia ainda dois pés e duas pernas que haviam sido interrompidas na altura do joelho, e que talvez, não fosse o comentário, poderiam muito bem já estar na altura das coxas.
Talvez alguém me pergunte: "por que começar um desenho pelos pés enquanto a maioria das crianças começa pela cabeça?". E eu diria: "vai entender o que se passa na cabeça de uma criança..." Mas esta não é a resposta pertinente para este caso, porque até hoje entendo muito bem o motivo da minha antiga técnica artística.
Afinal, como saber o local exato do papel onde se desenhar a cabeça para não correr o risco de, ao continuar o corpo para baixo, não se deparar de repente com a falta de espaço? É claro, eu não queria meus bonequinhos com pernas atrofiadas ou coisas do tipo! Queria-os o mais proporcional porssível! Dariam-me, então, a idéia de colocar a cabeça bem no alto do papel e ainda usá-lo verticalmente. Tudo bem, mas tudo depende do tamanho da cabeça! Além do mais, poderia me deparar com a sobra de espaço e também não queria meus homenzinhos flutuando no papel como astronautas! Certo, aceito o argumento de que, neste caso, poderia, então, desenhá-lo pisando em uma montanha e aí o problema estaria resolvido. Sim, uma solução razoável para o desenho chapado de uma criança, sem noções de perspectiva.
O fato é que começar minhas pessoas da base do papel, com os pés bem firmados no chão dava-me uma segurança muito maior. É como se tivesse consciência de que dificilmente acertaria o local ideal e o tamanho correto da cabeça para que o corpo coubesse proporcionalmente no papel.
Penso hoje que poderia pouco me importar com proporções, posições dos desenhos ou este tipo de coisas e começar o desenho do jeito que desse na telha. Mas preferia não arriscar... É, realmente eu gostava de ter os pés no chão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

alemão

O dia em que o encontrei considerei um dia de sorte. Estava cansada dos pedreiros enrolados e picaretas que costumavam prestar serviço no meu prédio. Mas, mesmo com poucas esperanças, fui perguntar ao porteiro se ele conhecia alguém que poderia pregar umas prateleiras e um varal, além de fazer outros servicinhos pendentes no meu apartamento. Foi quando ele apareceu. E logo o porteiro falou: "Acho que o Alemão pode". E voltando-se para ele: "Não pode, Alemão?" Alemão era diferente dos outros. Forte, largo, galego, parecia ter 1,70 de altura x 1,70 de largura. Careca, fazia-me lembrar do tio Fester da família Addams, porém, tinha uma generosidade em seu falar. Combinamos um dia para ele apaecer em casa. No dia marcado, Alemão atrasou. Os porteiros me informaram em qual apartamento ele fazia a reforma. Fui até lá. Com um moço, seu ajudante, ele trocava o piso de um apartamento vazio. Fazia o trabalho descalço, acentando aqueles grandes pisos de cerâmica no chão. S

caixas brancas

Quando minha tia voltou de uma viagem à Europa, em 90, trouxe, entre muitas coisas, uma boneca para a minha prima. Não era uma boneca qualquer. Era daquelas que considerávamos chiques e as quais tínhamos, então, de tratar com todo o cuidado possível. Praticamente não era uma boneca de brincar, e sim, de enfeitar. Se não me engano, era feita de material que quebrava, talvez porcelana. Tinha o vestido de tecidos nobres para uma boneca, cheio de delicadezas e rendas. O rosto era bem feitinho, com traços finos, o que considerávamos exemplo de uma beleza europeia. Não me lembro ao certo da sua cor de cabelo, nem da cor de seu vestido; talvez fosse amarelo. Mas não esqueço da caixa em que a boneca veio: mais ou menos do tamanho de uma caixa de sapatos, de papel duro e branca. Branca, branca, sem nada escrito, sem um número, uma palavra, um logotipo. Na minha experiência de criança, achei aquilo o máximo da sofisticação, se é que tal conceito já existia na minha cabeça. Era lindo. Uma bonec

ao senso comum

Enquanto o ônibus estava parado no semáforo vermelho, o motorista aproveitou para sair do ônibus rapidamente. Voltou com um copo de café para o cobrador. Lembrei que uma amiga minha já havia contado: eles tinham o costume de descer naquele ponto para buscar água no posto de gasolina. O cobrador perguntou: "Está bom?". E o motorista respondeu, sorrindo: "Não sei, não experimentei antes para saber!". Bem humorado voltou ao volante e o cobrador começou a tomar o seu café, em um copo descartável. "Mas está bom", continuou o cobrador com o diálogo. "É, está melhor que antes", completou. O motorista voltou-se para trás, entendendo. "É, antes eram eles que faziam. Agora são umas mulheres que estão fazendo". "É, está bem melhor", disse o cobrador. Olhei pela janela e observei o posto de gasolina: duas ou três mulheres frentistas. Nenhum homem no local. "Será que foram todos substituídos por mulheres?", pensei. E o motorista